Reabilitação Oral
O que é reabilitação oral?
A reabilitação oral consiste em um conjunto de técnicas e tratamentos que têm por finalidade restabelecer a estética e o aspecto funcional do sorriso, garantindo dentes saudáveis e mais qualidade de vida para o paciente.
Em muitos casos, várias especialidades da odontologia unem forças para oferecer o melhor resultado possível ao paciente, com a possibilidade de realizar tratamentos com prótese dentária, canais, raspagem e outros procedimentos que melhorem a harmonia do sorriso e, ao mesmo tempo, reforcem a saúde bucal.
Os tratamentos odontológicos para reabilitação oral possuem objetivos multidisciplinares, ou seja, não estão focados apenas na estética, mas sim na combinação equilibrada de beleza, saúde e funcionalidade para o sorriso. Sendo assim, o tratamento é personalizado para cada paciente, levando em consideração todas as questões que merecem ser tratadas para a obtenção de um sorriso mais bonito e saudável.

Por que realizar esse tratamento?
A reabilitação oral é indicada para tratamentos de um ou mais dentes, quando ocorrem problemas de oclusão, cáries, fratura, desgaste, dentes mal posicionados, dor, dificuldade de mastigação.
Pode ser feita por qualquer paciente que tenha queixas em relação ao seu sorriso, principalmente aqueles que têm dificuldades funcionais de mastigação, que sentem dores ou que perderam um dente ou mais.
Contudo, sabe por que os especialistas recomendam a reabilitação? A resposta tem a ver com, pelo menos, três benefícios: devolver saúde, função, trazer ganho estético e melhorar a autoestima.
Como a reabilitação funciona e com que procedimentos?
A reabilitação oral é realizada com base em um planejamento minucioso realizado pelo dentista. O processo é criterioso onde o profissional realizará exames fotográficos, radiográficos, tomográficos e escaneamentos digitais para proporcionar o melhor tratamento personalizado ao paciente.
Além de avaliar os dentes, o dentista também dedicará sua atenção às demais estruturas bucais, como as gengivas e os ossos. A finalidade é avaliar as funções mastigatórias, a harmonia do sorriso, a qualidade da estrutura dental, a estética e, até mesmo, as condições da fonética do paciente.
Depois da avaliação prévia, o dentista pode planejar as estratégias e o cronograma de tratamento, elencando tudo o que precisará ser feito para que o paciente recupere sua autoestima, se sinta feliz com seu sorriso e restabeleça as funções dentárias primordiais.
De acordo com o grau de comprometimento dentário de cada paciente, o profissional define as etapas e necessidades do tratamento de reabilitação oral. O processo de tratamento pode incluir:
- Restauração;
- Extração;
- Limpeza;
- Implante dentário;
- Prótese fixa ou removível;
- Lentes de Contato Bucal;
- Clareamento;
- Tratamento Ortodôntico;
Entre outros procedimentos que melhorem a função mastigatória e tragam de volta a estética e a harmonia do sorriso.
O tratamento é conduzido com base em exames prévios solicitados pelo dentista, como raios-x, tomografia da face, exames clínicos, molde da arcada dentária, entre outros.
Dúvidas Frequentes
Com equipamentos de ultima geração e técnicas adequadas o tratamento se torna tranquilo, indolor e agradável.
Dependendo da extensão do tratamento pode ser rápido ou levar um tempo maior. Quando no tratamento necessitamos de cirurgia o tempo do tratamento se eleva para aguardarmos o processo de cicatrização. Se for apenas envolver dentes o tratamento se torna mais rápido.
Todo procedimento cirúrgico envolve possíveis riscos. Antes do tratamento, deve-se sempre consultar um dentista especialista na área. Os fatores de possíveis riscos variam em função das condições gerais, inclusive médicas, de cada paciente. Por exemplo, a má higiene bucal ou a cicatrização limitada do ferimento devido a condições preexistentes (como diabetes, osteoporose, paciente fumante) podem reduzir as chances do implante se manter no lugar.
O objetivo principal do tratamento da reabilitação oral é a saúde por isso, não temos limite de idade para o tratamento. O importante é que seja realizada com muito critério e auxiliada por exames complementares como como: radiografias, tomografias computadorizadas, escaneamentos digitais, hemogramas, glicemias e outros. Isso reduz qualquer tipo de risco durante o tratamento.
Agende sua consulta!
Agende agora sua consulta com um dentista
especializado de forma prática e fácil.