Periodontia e Plástica periodontal
O que é periodontia e plástica periodontal?
A periodontia é uma especialidade da odontologia direcionada para a prevenção, diagnóstico e tratamento de condições que acometem os tecidos de sustentação dos dentes, ou seja, as gengivas, ligamento periodontal e ossos alveolares.
A plástica periodontal é um procedimento cirúrgico cujo objetivo principal é corrigir defeitos na gengiva que incomodam esteticamente o paciente. Após a cirurgia, a harmonização do sorriso do paciente tem uma melhora significativa.

Porque realizar o tratamento com plástica periodontal?
Essa cirurgia vem sendo muito utilizada em tratamentos estéticos para melhorar o sorriso. O objetivo da cirurgia plástica periodontal é corrigir gengivas desalinhadas, recobrir raízes dentárias expostas ou acabar de vez com o sorriso gengival.
O principal defeito periodontal que afeta os tecidos periodontais e leva os pacientes à procura de ajuda médica é a recessão gengival, uma vez que altera a harmonia do seu sorriso. A aplicação de uma técnica cirúrgica periodontal correta leva na sua maioria à correção deste defeito através de enxertos gengivais.
No entanto, a realização da Cirurgia Plástica Periodontal é condicionada a uma boa saúde bucal do paciente. Em virtude disso, qualquer problema bucal e odontológico deve ser tratado antes deste procedimento.
Como é realizada a plástica periodontal?
O procedimento consiste na remoção de tecido gengival e/ou tecido ósseo, em um procedimento cirúrgico considerado simples.(remover) Primeiro o dentista aplica a anestesia para que o paciente não sinta desconfortos ao longo do procedimento. Após ele inicia o descolamento dos tecidos moles, remove o excesso de gengiva e/ou tecido ósseo e pode corrigir, também, o contorno gengival.
Hoje, as técnicas cirúrgicas proporcionam excelentes resultados estéticos e um pós-operatório confortável. Geralmente não é necessário que haja repouso e o paciente poderá voltar às suas atividades normais no dia seguinte, desde que tenha alguns cuidados no pós-operatório. É necessário que haja o cuidado com exercícios físicos intensos e com alimentos muito quentes e rígidos. É importante também redobrar os cuidados de higiene bucal e tomar de modo correto a medicação que será indicada pelo dentista.
Dúvidas Frequentes
Sim. A doença periodontal pode deixar sequelas que afetam a estética da boca, como o deslocamento de dentes de sua posição e a retração da gengiva(e como consequência, o aumento do comprimento do dente). Nestes casos, são necessários procedimentos cirúrgicos e possível colocação de próteses para atenuar a perda dos efeitos estéticos.
Na periodontia, quando o paciente sofre uma doença periodontal, o sintoma mais comum é o sangramento nas gengivas. Mas há outros sinais comuns também, como as mudanças nas posições dos dentes, inchaços nos locais, mobilidade dos dentes, retrações nas gengivas, retenções de alimentos etc.
O sinal mais característico é o sangramento e o mal hálito persistente, mas devemos estar atentos também para alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço na gengiva, presença de pus, etc.
Não, desde que esteja passando o fio corretamente. O sangramento denota a presença de bactérias nessa região e, dessa forma, é conveniente continuar com o uso do fio na tentativa de removê-las. Se estiver realizando a limpeza entre os dentes adequadamente e mesmo assim persistir o sangramento, procure um cirurgião dentista.
Sim, a gengivite é o inicio da doença periodontal caracterizada por uma inflamação na gengiva, entretanto não provoca alteração óssea. No entanto, quando não tratada, a doença pode evoluir para uma periodontite. Nesse caso, ocorre a reabsorção dos tecidos ósseos e possível perda dos dentes.
É uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam seus dentes, coletivamente conhecidos como periodonto. É a segunda fase da doença da gengiva e ainda mais grave. Nessa fase temos perda dos tecidos ósseos, podendo ocorrer a perda dos dentes.
Pesquisas indicam que a periodontite pode estar associada ao desenvolvimento de doença cardiovascular. Uma explicação para essa associação é que as proteínas inflamatórias e as bactérias presentes no tecido periodontal penetram na corrente sanguínea, causando diversos efeitos no sistema cardiovascular.
O recobrimento radicular é importante para evitarmos a formação de caries em raízes, melhorarmos a sustentação e preservação dos dentes. Realizamos com enxerto gengival autógeno(do próprio paciente), ou enxertos de origem animal. Devolvendo a naturalidade dos tecidos moles conseguimos melhorar a estética.
Podemos retirar da região do palato( céu da boca), da região do tuber (dente do ciso) ou usar membranas de origem animal. Os melhores resultados são quando utilizamos do próprio paciente.
Boa saúde bucal. Doenças periodontais, cáries, problemas endodônticos, entre outros, devem ser tratados antes de qualquer cirurgia estética.
A indicação deve ser criteriosa, devemos avaliar com muito cuidado o sorriso e verificar a real necessidade. O importante é que a plástica gengival não deve ser realizada apenas do ponto de vista estético e sim da saúde pois o paciente pode apresentar retrações e gengivas em excesso que causam acumulo de alimentos e podem provocar gengivite.
Agende sua consulta!
Agende agora sua consulta com um dentista
especializado de forma prática e fácil.