Próteses
O que são próteses?
É uma especialidade que visa o tratamento para reconstrução de um ou mais dentes para devolver ao paciente a função, forma, anatomia, longevidade da saúde bucal, quando se apresentam problemas como cáries, fraturas e desgastes dos dentes.
É considerado prótese todo dispositivo artificial utilizado para substituir um ou mais dentes. Dentre as próteses temos as lentes de contato, facetas , coroas, dentaduras, próteses removíveis, inlay ou onlay, etc.

Por que realizar esse tratamento?
As próteses dentárias influenciam em importantes fatores:
Mastigação: algo extremamente importante para a saúde do paciente. Como há uma função específica para cada um dos dentes, o simples fato de um deles ficar ausente é extremamente prejudicial para o organismo. Corrigindo a oclusão iremos prevenir ou até eliminar problemas de digestão, evitando que alimentos não sejam triturados e mal digeridos pelo estômago.
Estética: A estética é conhecida com a ciência do belo, a filosofia da arte que dedica-se a estudar aquilo que é belo nas manifestações da natureza. Embora as pessoas não entendam os conceitos estéticos, quando temos a falta e mal posicionamento dos dentes, para nós é considerado antiestético. Quando devolvemos os dentes com formas naturais, função adequada, cores claras conseguimos o equilíbrio estético ao paciente.
Conceito biomimetismo: A imitação da vida, o conceito se iniciou estudando as melhores ideias da natureza para depois imitá-la. Na odontologia procuramos devolver a maior naturalidade aos dentes do paciente, seja com cerâmicas ou implantes. Com esse conceito conseguimos proporcionar um tratamento com alta longevidade, conforto, estabilidade, e estética muito adequada.
Dúvidas Frequentes
Os dentes, para funcionarem bem, precisam estar em equilíbrio nos arcos dentários superior e inferior, sempre submetidos a um sistema de forças oriundas dos músculos mastigadores, lábios, bochechas e língua. A perda de um só dente desequilibra esse sistema de forças, e os dentes movimentam-se migrando para compensar a perda. E espaços são criados, desníveis acontecem e a mastigação e a estética sofrem. Os dentes precisam ser recolocados porque eles fazem parte de um todo: o sistema mastigatório.
Quando houver necessidade de substituição de restauração parcial ou total de 1 ou mais dentes
As porcelanas vem evoluindo constantemente sempre em busca de materiais próximos a estrutura do esmalte. Hoje dentre elas temos cerâmicas feldspaticas e dissilicato de lítio.
As próteses sobre implantes necessitam dos mesmos cuidados que se deve dar aos dentes naturais, limpeza e higiene. O mau desenho de uma prótese fixa, a má adaptação, o mau tratamento dado a materiais e a limpeza insuficiente podem permitir a retenção de detritos alimentares e bactérias, causando inflamação gengival e mau hálito.
Sim. A reabilitação, de maneira geral, suporta muito bem os esforços mastigatórios, como os dentes naturais. Um mínimo de cuidado é suficiente para a preservação dos dentes naturais e das cerâmicas
A durabilidade de uma prótese dependerá de alguns fatores, um planejamento adequado; utilização de bons materiais; uma boa adaptação da prótese aos dentes; da boa relação da prótese com os tecidos gengivais; ajuste oclusal.
As pesquisas atuais demonstram resultados satisfatórios de 10 a 15 anos, podendo extender dependendo do cuidado do paciente.
Como o conceito biomimetismo procuramos realizar o tratamento para se o mais belo, imperceptível e confortável possível.
O que cada pessoa precisa varia de acordo com o histórico de saúde e o caso de cada paciente. Por isso, é sempre bom ter a recomendação de um profissional qualificado para lhe auxiliar.
Agende sua consulta!
Agende agora sua consulta com um dentista
especializado de forma prática e fácil.