Lentes de Contato
O que são Lentes de Contato?
Lente de contato dental é uma expressão popular para estruturas extremamente finas de cerâmica aplicadas sobre o dente para melhorar o sorriso.
A técnica é utilizada para cobrir manchas ou melhorar a forma de dentes desgastados, promovendo boa estética. Permitem também o fechamento de pequenos diastemas ou espaços entre os dentes. Alterando de forma impressionante o sorriso de uma pessoa e ajudando a melhorar sua autoconfiança.

Por que realizar esse tratamento?
O uso é indicado não só para quem deseja melhorar a aparência do sorriso, mas também para quem possui dentes com fraturas por traumas, alteração de cor, diastemas ou como complemento do tratamento ortodôntico.
Em outras palavras, o procedimento é conveniente para melhorar a estética dos dentes e, consequentemente, harmonizar o rosto por inteiro com um sorriso perfeito. Agora, se o seu desejo é corrigir grandes espaços entre os dentes, o melhor é optar pelo aparelho ortodôntico, já que o procedimento é de correção e não de tratamento.
É sempre importante seguir aquela velha dica: converse com o seu dentista e tire todas as suas dúvidas.
Dúvidas Frequentes
Utilizando técnica e materiais adesivos adequados de cimentação aumenta-se muito o índice de sucesso e diminuem os riscos de ter lentes e/ou cerâmicas descoladas.
Não se o paciente cuidar adequadamente, com visitas periódicas para manutenção/prevenção. Também é fundamental que as lentes de contato e/ou cerâmicas estejam bem adaptadas, com perfeita oclusão, forma e função.
Não, porque são materiais que vão permanecer sem alteração. Contudo, o que pode sofrer alteração com o tempo é o substrato do dente, o que está envolvido pela lente de contato e/ou cerâmica.
A durabilidade está associada diretamente ao cuidado do paciente (manutenção/prevenção) e a técnica de cimentação, adaptação. Quanto mais adaptada, com perfeita oclusão, forma e função, mais longevidade terá nas suas lentes de contato/cerâmicas.
O desgaste do dente deve ser feito apenas em dentes mal posicionados e com manchas, uma vez que a lente de contato dental necessita de espaço e espessura suficientes, mesmo que mínima para corrigir a posição inicial do dente e esconder manchas que estão presentes. O planejamento e diagnóstico se tornam fundamentais pois, se houver necessidade de desgaste, deverá ser realizado de forma precisa evitando desgastes desnecessários.
A lente de contato dental é feita de porcelana/cerâmica, estruturas inorgânicas vítreas, portanto não mancham.
Geralmente três consultas são necessárias – Design, Preparo e Cimentação. Na primeira consulta é feito o desenho dos dentes e do sorriso. A segunda consulta envolve o preparo dos dentes e o escaneamento necessário para iniciar a confecção da lente de contato dentais. A terceira e última consulta é feita a cimentação final das lentes.
Este é um fator importante que deve ser discutido com o paciente durante a avaliação inicial sobre a modificação do sorriso para que ao final do tratamento os dentes possam formar um sorriso ideal e harmônico.
A diferença é na técnica. Lentes de contato são estruturas geralmente finas sem ou quase sem desgaste dos dentes, que sempre são cimentadas sobre esmalte. Facetas são estruturas mais espessas que necessitam de um desgaste maior dos dentes podendo ser cimentados sobre esmalte ou dentina.
Um dos grandes benefícios das lentes devolver a forma, função e estética ao paciente, com mínimo ou nenhum desgaste nos dentes. Com a cimentação sobre esmalte teremos um maior sucesso e previsibilidade a longo prazo.
Além das Lentes de Contato Dental revigorarem a autoestima e autoconfiança dos pacientes, fazendo com que eles se expressem de uma forma melhor e mais adequada.
Agende sua consulta!
Agende agora sua consulta com um dentista
especializado de forma prática e fácil.