Cirurgias
O que são cirurgias odontológicas?
São consideradas cirurgias odontológicas especialidades que contemplam todas as intervenções realizadas de forma manual, ou com auxílio de instrumentos, para tratar traumatismos e doenças que afetam os tecidos bucais, a arcada dentária e a face do paciente.

Cirurgia de Exodontia - Como funciona?
Cirurgia de exodontia é a técnica cirúrgica usada para extração de um dente.
Utilizando alta tecnologia e técnicas especializadas realizamos procedimentos menos invasivos, com menor inchaço e menor sangramento. Associando ao processo a técnica do L.P.R.F (Plasma rico em fibrina), coletamos o sangue do paciente e inserimos em uma centrífuga, gerando uma membrana que é colocada dentro do alvéolo (cavidade) com função de auxiliar a regeneração óssea e evitar infecções (ação bactericida). Proporcionando tratamento sem dor e pós operatório agradável e confortável, com melhor cicatrização.
Quando é necessário extrair o dente?
A necessidade de extração de dentes pode ocorrer devido a cáries extensas em raiz, fraturas dentais, perda óssea ao redor dos dentes, lesões em região de ápices, ou qualquer outra indicação que não seja possível restabelecer a função do dente.
A extração pode ser efetuada em qualquer um dos dentes (incisivo, canino, pré-molar ou molar). Devido a alguns problemas de erupção o dente do siso ou terceiro molar (superior ou inferior) é um dos dentes, muitas vezes, indicado para exodontia. Na maior parte das vezes, a extração envolve apenas um único dente, mas em muitos casos podem ser extraídos dois ou mais dentes na mesma consulta cirúrgica sem qualquer contraindicação (exodontia múltipla).
Dúvidas Frequentes
A cirurgia para extrair um dente não dói, uma vez que este ato é efetuado sob anestesia que hoje em dia é bastante eficaz. Ou seja, o efeito da anestesia permite que a extração do dente se efetue sem doer, apesar da dor ser um sintoma que poder ser tolerado de forma muito diferente de pessoa para pessoa.
Apesar de recomendada, a extração dos sisos nem sempre é necessária, visto que algumas pessoas apresentam arcadas dentárias que possibilitam seu nascimento sem prejudicar o alinhamento dos dentes. A visita ao dentista, portanto, é importante para identificar, por meio de raios-x, se será possível que os sisos despontem de forma segura.
A extração é realizada por meio de uma cirurgia de pequeno porte com anestesia local. Na maioria dos casos é um procedimento simples e seguro, mas dependendo do local onde o dente está localizado — como no interior do tecido ósseo —, a cirurgia pode se tornar mais complicada.
Para garantir uma recuperação segura e sem complicações, é importante seguir à risca as recomendações médicas após a cirurgia. O indicado é que o paciente fique em repouso de três a quatro dias para aliviar inchaços e sangramentos.
Na alimentação, deve-se evitar alimentos muito quentes e duros e optar por opções geladas, líquidas e pastosas como o sorvete — que além de ser de fácil ingestão, cria a sensação de anestesia no local, diminuindo a dor.
O procedimento feito com técnica especializada e equipamentos de alta tecnologia, permite que a cirurgia seja realizada sem dor e com menos inchaço, um pós operatório tranquilo e total segurança para o paciente.
O equipamento Morpheus – injetor de anestésicos – proporciona conforto e segurança e permite que a anestesia seja um procedimento sem dor e aplicado exatamente no local necessário.
O tempo cirúrgico pode variar de 10 minutos a 2 horas. Depende muito do caso (a posição do dente, quantos dentes serão removidos, etc.). Nenhum caso é igual a outro.
Na maioria dos casos, apenas um dia de repouso é necessário.
Pelo fato dos sisos serem os últimos dentes a nascer, eles vão empurrar os outros dentes caso não haja espaço suficiente, causando o desalinhamento e comprometendo a estética do sorriso. É importante lembrar, entretanto, que cada caso é único e deve ser analisado junto a um profissional.
Não somente é possível como é também a melhor opção. Isso acontece porque o pós-operatório demanda alguns cuidados e repouso, ou seja, é melhor passar por isso apenas uma vez.
Agende sua consulta!
Agende agora sua consulta com um dentista
especializado de forma prática e fácil.